Voz Do Amor

Grupo de apoio ao paciente Laringectomizado Total

O coral Voz do Amor é formado por  pacientes que perderam a voz após câncer de laringe. Iniciou suas atividades em 17 de Junho de 2015, através de uma iniciativa conjunta da Liga Contra o Câncer e o Departamento de Fonoaudiologia da UFRN. Tratou-se de um projeto de extensão que envolveu pacientes, acompanhantes, familiares, alunos e docentes do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFRN, profissionais de saúde da LIGA e voluntários. 

A partir do desenvolvimento deste grupo foi criado o Coral Voz do Amor, que é formado por pacientes laringectomizados totais, familiares e voluntários. Iniciou suas atividades em 17 de Junho de 2015, através de uma iniciativa conjunta da Liga Contra o Câncer e o Departamento de Fonoaudiologia da UFRN. Tratou-se de um projeto de extensão que envolveu pacientes, acompanhantes, familiares, alunos e docentes do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFRN, profissionais de saúde da LIGA e voluntários.

O projeto de extensão foi concluído em Dezembro de 2015, porém o setor de Fonoaudiologia da Liga Contra o Câncer deu continuidade aos ensaios por saber da importância do incentivo ao ato de se comunicar, permitindo que o paciente se sinta útil em relação à possibilidade de cantar e contribuindo assim para reinserção social do laringectomizado.

O projeto de extensão foi concluído em Dezembro de 2015, porém o setor de Fonoaudiologia da Liga Contra o Câncer deu continuidade aos ensaios do coral sabendo da importância do incentivo ao ato de se comunicar, permitindo que o paciente se sinta útil em relação à possibilidade de cantar e contribuindo assim para reinserção social do laringectomizado. 


O objetivo central do coral é desde a prevenção e detecção do câncer de laringe até a reabilitação; oferecer aos pacientes uma oportunidade de trabalharem uma melhor comunicação oral seja através da voz esofágica, laringe eletrônica e prótese vocal; criar uma rede de suporte ao paciente Laringectomizado total que inclui Educação (suporte de informação), rodas de conversa e grupo virtual, e tambem o canto como suporte vocal.  

Assim podemos proporcionar ao paciente um ambiente de integração social útil ao processo de recuperação física e psicológica após a operação. Os integrantes do coral afirmam que cantar trouxe para eles alegria, a capacidade de se comunicar e a vontade de continuar vivendo. 

 

O Coral Voz do Amor não é um programa exclusivo dos pacientes e cuidadores atendidos na LIGA CONTRA O CâNCER. Se você é um paciente submetido à laringectomia, estando ou não em tratamento em outra instituição, ou se você é um pesquisador desse tema, está convidado a conhecer o trabalho de reabilitação realizado pelo Serviço de Fonoaudiologia e, assim, poder compartilhar experiências com outros pacientes submetidos à mesma cirurgia. Esse convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes.

 

Atualmente o coral é coordenado pela Fonoaudióloga Maria Alice Cavalcanti.  Os ensaios o coral acontecem semanalmente nas quintas-feiras no Auditório do Despertar na Unidade II da Liga Contra o Câncer, no horário das 08:00 às 10:00 horas e estar aberto a novos pacientes e familiares que desejem participar.

 

Sua presença é muito importante!

Setor de Fonoaudiologia

Contato: (84) - 4009-5540 

Falar com a Fonoaudióloga Maria Alice Cavalcanti

E-mail: fono@liga.org.br