A atenção oncológica de excelência vai muito além do simples binômio diagnóstico - tratamento. É necessário oferecer suporte completo para os pacientes. A Liga Contra o Câncer mantém um corpo de profissionais de diversas áreas, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, a denominada equipe multidisciplinar.
Esse time é responsável por acompanhar os pacientes nas diversas fases do tratamento e oferecer toda a atenção necessária para o enfrentamento do câncer, por meio de um trabalho interdisciplinar e holístico. Em outras palavras, unindo diferentes forças para se obter um único resultado: a recuperação.
A fisioterapia no combate ao câncer visa promover a prevenção e a melhora da saúde do paciente atuando na repercussão da doença em todo o corpo; e não somente na área afetada pelo câncer. Ao longo do tratamento do câncer, o paciente pode apresentar complicações musculares, respiratórias, motoras e circulatórias.
Em razão disso, os cuidados fisioterapêuticos tornam-se cruciais na minimização das dores e na restauração da capacidade cinético-funcional do paciente. Assim, devolvendo sua autonomia para realizar tarefas básicas do dia a dia.
Alguns tipos de câncer podem comprometer no paciente aspectos da fala, respiração, mastigação, deglutição, voz e linguagem.
Sabendo disso, a área de fonoaudiologia tem como objetivo atuar na prevenção e no restabelecimento dessas funções.
A intervenção fonoaudiológica no combate ao câncer pode ser dividida em 3 fases: pré-cirúrgica, pós-cirúrgica e fonoterapia.
O tratamento é indicado principalmente para os casos de câncer de cabeça e pescoço. No entanto, outros tipos de câncer, como de tórax e região abdominal também podem requisitar o atendimento da especialidade.
As fases do tratamento contra o câncer (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) podem levar à desnutrição protêico-calórica, alterações no peso e na resistência imunológica do paciente.
A nutrição clínica visa melhorar o aproveitamento dos nutrientes no decorrer do tratamento, aumentando a imunidade do paciente e a tolerância aos efeitos colaterais.
No combate ao câncer, o acompanhamento odontológico busca evitar a proliferação de bactérias na boca, o risco de infecção e auxiliar no controle da dor.
No processo de tratamento realizado através de radioterapia e quimioterapia, podem surgir alterações na cavidade oral como a xerostomia (falta de saliva), mucosite e cárie de radiação. Em alguns casos, essas alterações podem inclusive comprometer a continuidade do tratamento.
Por isso, a atenção odontológica é fundamental na prevenção dos riscos e na melhora da qualidade de vida do paciente.
A psicologia aplicada à oncologia, ou psico-oncologia, é uma especialidade que utiliza conhecimentos profissionais, educacionais e metodológicos provenientes da psicologia da saúde. É responsável pelo acompanhamento de pacientes e familiares visando desenvolver a conscientização, o enfrentamento e um novo olhar sobre o câncer.
A adaptação do paciente ao tratamento, suas expectativas, stress e ansiedade, também são avaliados pelos psicólogos visando oferecer ao paciente o equilíbrio ideal durante o tratamento do câncer.