
Quem conhece o trabalho realizado pela Liga Contra o Câncer sabe que ele é baseado essencialmente na humanização, mas também possui uma característica imprescindível: a constante modernização de estruturas e aparelhos. Tudo isso com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes.
É por isso que a instituição fez uma importante aquisição em 2010: um inédito aparelho PET- CT, que obtém diagnósticos por imagens por meio de um método inovador na área médica.
"Com este equipamento, a Liga equipara-se aos grandes centros médicos do país, trazendo para os seus pacientes o que há de mais avançado em diagnóstico por imagem na atualidade", comemora Artur Vilarim, médico nuclear da Liga Contra o Câncer.
O PET-CT chegou à sede do Centro Avançado de Oncologia (CECAN), uma das unidades da Liga, no mês de julho. Já está sendo construída uma casamata dentro dos padrões exigidos para abrigar o novo aparelho. A previsão é de que entre em funcionamento ainda este ano.
Imagens precisas

A vantagem do novo aparelho é a de aliar tomografia computadorizada (CT) ao tomógrafo por emissão de pósitrons (PET), de modo a unir, em um só exame, imagens anatômicas e metabólicas. "A grande novidade deste equipamento é a tomografia por emissão de pósitrons, capaz de estudar o metabolismo dos tecidos e das células de todo o corpo", explica Vilarim.
A partir da injeção de glicose radioativa no corpo, o equipamento pode detectar se existem áreas do organismo onde o consumo de glicose é maior.
"Os tumores costumam apresentar um metabolismo muito elevado e, dessa forma, concentram muita glicose", afirma o médico nuclear, complementando que "o PET é capaz de detectar com altíssima precisão a localização dessestumores, geralmente de forma precoce em relação aos outros métodos de imagem".